Cursos Superiores para Brasileiors Residentes nos Estados Unidos

A Associação da Comunidade Brasileira-ASCOMBRA iniciou um plano de trabalho com a Fundação Universidade do Tocantins-UNITINS para a oferta de seus cursos de graduação em Administração, Pedagogia, Serviço Social e o curso sequencial em Fundamentos e Práticas Judiciárias aqui nos Estados Unidos.

No período de 02 a 06 maio, a Diretoria da ASCOMBRA, membros da Reitoria da Fundação Universidade do Tocantins e Conselho Estadual de Educação do Tocantins estiveram reunidos em Atlanta para tratar dos expedientes iniciais visando a implantação desses cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância-EAD.

O presidente da ASCOMBRA, o empresário Marcos Fernandes, na abertura dos trabalhos com a missão técnica tocantinense, salientou a importância da promoção de cursos superiores e cursos supletivos para a comunidade brasileira nos Estados Unidos: “ A ASCOMBRA tem a missão de fazer acontecer esse nosso sonho de instrução e educacão” reforçou Marcos Fernandes nas boas vindas ao grupo.

A Fundação Universidade do Tocantins é credenciada pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 2.145 de 16 de julho de 2004, para oferecer cursos de graduação para todos os cidadãos e cidadãs brasileiros natos e naturalizados. Na atualidade, a UNITINS está presente em todas as unidades federativas do Brasil e no Distrito Federal trabalhando com os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Normal Superior, Pedagogia, Serviço Social e o curso sequencial em Fundamentos e Práticas Judiciárias, com 51 mil alunos distribuídos em 550 telessalas no território nacional.

De acordo com as palavras do prof. Humberto Falcão, Reitor da UNITINS, em reunião com a Diretoria da ASCOMBRA, “a Universidade está possibilitando o acesso ao ensino superior para 51 mil alunos que nunca pensou ser possível fazer uma faculdade. Nossos alunos estão nas periferias das grandes cidades, nas regiões distantes da Amazonia, do cerrado e do sertão nordestino. A UNITINS está fazendo um caminho que ajuda todos esses alunos a terem acesso ao ensino superior e estarem incluídos digitalmente.”

A iniciativa da ASCOMBRA encontrou ecos positivos junto ao Governo do Estado do Tocantins que enviou esta Missão Técnica para planejamento da oferta dos cursos. “O Estado do Tocantins é uma unidade federativa nova no Brasil, isso permite que sua política educacional para o ensino superior seja mais arrojada” , o pró-reitor acadêmico, prof. Galileu Guarenghi frisou que é um passo corajoso ofertar cursos superiores para a comunidade brasileira nos Estados Unidos, segundo ele “ a Universidade do Tocantins é para os tocantinenses, piauenses, goianos, mineiros, paulistas, maranhenses, para todos aqueles que estão em solo brasileiro como em terras estrangeiras”.

A UNITINS possui know-how para ofertar os cursos, monitorar, avaliar e certificar os futuros alunos da comunidade brasileira nos Estados Unidos. A instituição trabalha com plataformas tecnológicas e comunicacionais diversas: a televisão, o fone-aula, web-aula, materiais impressos e digitais, sistema de monitores-tutores.

Em breve, de acordo com Raimundo Nonato Silva, presidente do Conselho Estadual do Tocantins, as plataformas tecnológicas e educacionais da UNITINS estarão a serviço para a oferta de um curso supletivo, com exames sendo realizados aqui nos Estados Unidos, para todos os brasileiros.

A Diretoria da ASCOMBRA firmou contrato com a UNITINS para que parte do sonho de muitos brasileiros aqui nos Estados Unidos aconteça: fazer um curso superior com qualidade.
 





ASCOMBRA - Brazilian Community Association
104 Nobel Court #204 - Alpharetta, GA 30005